Camilo Cogiro
Revisão: Laís Fritzen
Um dos conceitos mais sintéticos, porém abrangentes, para pensar a existência é o de “Vontade de Poder” formulado por Nietzsche. Esse termo já foi mobilizado para designar vocações fisiológicas, tendências biológicas e, sobretudo, impulsos psíquicos, vocacionais e institucionais presentes na vida social. Expressões como “querer ser” e “tentar ser” dialogam diretamente com essa ideia e ajudam a torná-la mais inteligível, sobretudo quando deslocada do senso comum que a associa apenas à dominação bruta.
Ainda que Nietzsche tenha especulado sobre a “Vontade de Poder” a partir de múltiplas perspectivas — atravessando campos que hoje reconheceríamos como biologia, psicologia, filosofia e crítica cultural —, a minha leitura, mesmo que elementar, busca deambular principalmente pela tendência psíquica e institucional de exercer influência sobre aspectos do cotidiano. Ter influência não se resume, necessariamente, a subjugar ou dominar pela força; trata-se, muitas vezes, de orientar sentidos, valores, decisões e comportamentos de forma explícita ou difusa.
A vontade de poder também pode ser observada no campo da produção simbólica e cultural. Narrativas, discursos, ideologias e valores não surgem de maneira neutra; frequentemente expressam disputas por legitimidade e influência sobre a consciência coletiva. A mídia, a publicidade, as redes sociais e até modelos educacionais atuam como instrumentos capazes de orientar percepções, desejos e formas de comportamento. Nesse contexto, o poder deixa de operar apenas pela coerção direta e passa a agir de forma difusa, moldando subjetividades e produzindo consensos sociais.
Tendo esse entendimento, a vontade de poder pode ser profundamente implicada nas discussões sobre luta de classes, uma vez que diferentes grupos sociais confrontam-se — ideal ou materialmente — para defender seus interesses. A vontade se manifesta nos mecanismos coletivos, nas instituições e nas políticas aplicadas, bem como nas diversas subjetividades e cosmovisões que atravessam a história. Os processos sociais, em grande medida, caminham na direção de tentar determinar os acontecimentos de acordo com aquilo que cada indivíduo ou agrupamento reconhece como correto, ideal ou vantajoso para si, para sua classe ou para o ente coletivo ao qual pertence.
Querer exercer poder, ou mesmo possuir algum grau de poder, é uma elaboração que pode ser compreendida em diferentes níveis de complexidade. Diversos autores que se dedicaram ao tema abordam desde a organização de uma unidade que, por meio de forças menores, busca constituir uma finalidade mais ampla e robusta, até a vocação individual de implementar ideias, valores e projetos em estruturas sociais. Assim, a vontade de poder não é apenas macroestrutural, é também microestrutural, pois habita o cotidiano, as escolhas individuais, as ambições pessoais, os conflitos subjetivos e a psique.
Mesmo nas relações interpessoais mais corriqueiras, a disputa por reconhecimento, validação e influência se faz presente. Ambição profissional, busca por prestígio, necessidade de pertencimento e afirmação identitária revelam como a vontade de poder atravessa o comportamento humano de maneira constante. Muitas vezes, indivíduos procuram expandir sua presença social não apenas por anseio material, mas também pela tentativa de atribuir sentido à própria existência e escapar de sentimentos de insignificância.
A própria moral pode ser compreendida como um território de disputa entre vontades de poder distintas, porque valores considerados universais frequentemente refletem interesses históricos, culturais ou institucionais específicos. O que uma sociedade reconhece como “virtude”, “mérito”, “ordem” ou “civilização” muitas vezes resulta de processos históricos conduzidos por grupos que conseguiram consolidar sua influência material e simbólica. Dessa forma, a moral não é apenas um conjunto abstrato de princípios, mas também um mecanismo de organização social e legitimação de estruturas de poder.
Ao ler autores consagrados, muitas vezes contemporâneos entre si, percebemos como as escolas de pensamento dialogam: se cruzam e, por vezes, se fundem. Ainda que tratem de objetos distintos e tenham visões antagônicas, tais autores são atravessados pelas inquietações de sua época. Ler Nietzsche e Marx, por exemplo, me ajuda a compreender as tensões e contradições do século XIX. Mesmo sem uma interpretação aprofundada dos clássicos ou um rigor técnico plenamente inscrito nas correntes científicas estabelecidas, o contato fragmentado — um pouco aqui, um pouco ali — com textos fundamentais amplia minha compreensão de mundo e estimula a reflexão crítica.
As similaridades que percebo entre uma leitura psicossocial da “Vontade de Poder” e a “Luta de Classes”, bem como com o estabelecimento do capitalismo como modelo dominante — baseado na acumulação de mercadorias, maquinários, meios de produção e capital — levam-me a elaborações mais amplas, ainda que por vezes pouco sistematizadas. Mesmo sem organizar o pensamento de forma totalmente nítida, chego a desenlaces perceptivos que me auxiliam a consolidar convicções e a filosofar de modo empírico, ancorado na experiência vivida e nos estudos que venho realizando.
As tendências imperialistas, os processos de fusão, os monopólios e a concentração de domínio sobre vastas parcelas do mercado constituem características centrais do capitalismo contemporâneo. Embora a história apresente rupturas e descontinuidades, é possível perceber como esses padrões atuais funcionam como perpetuações adaptadas de modelos anteriores, como o feudalismo e o colonialismo. Até mesmo os benefícios concentrados nas mãos de gestores do Estado, políticos e grandes tomadores de decisões — frequentemente em posição de clara vantagem econômica e jurídica — revelam essa lógica. Esses atores administram populações massificadas, enquanto as massas, que produzem a riqueza social, raramente usufruem de seus resultados.
No capitalismo contemporâneo, a tecnologia tornou-se um dos principais meios de ampliação da influência institucional e econômica. Plataformas digitais com algoritmos e sistemas de vigilância comportamental acumulam informações sobre hábitos, emoções e desejos humanos, transformando aspectos pessoais da vida em dados comercializáveis. A vontade de poder, nesse cenário, assume uma dimensão técnica, em que grandes corporações disputam mercados por meio de atenção, tempo e subjetividade das massas.
Então, as massas, que constroem, produzem e mantêm o funcionamento da sociedade, são comumente reduzidas a ferramentas de reprodução do capital, gerando riqueza para grandes capitalistas, acionistas e gestores. Se, por um lado, sem trabalhadores da construção civil, não haveria prédios, sem operários e industriais, não existiriam mercadorias e, sem trabalhadores dos serviços, a vida social simplesmente não funcionaria, por outro, ainda assim, a apropriação da riqueza permanece concentrada.
Em meu entendimento psicossocial, a vontade de poder mal utilizada atua como uma das forças que frequentemente massifica muitos em benefício de poucos, submetendo muitos indivíduos a conjunturas que os obrigam a exercer funções previamente determinadas por contratos sociais, estruturas econômicas, políticas e instituições, enquanto poucos usufruem da riqueza produzida sem empregar diretamente sua força de trabalho.
A religião, por sua vez, também pode ser analisada sob essa perspectiva. Ao mesmo tempo em que oferecem sentido existencial, pertencimento coletivo e conforto diante do sofrimento humano, historicamente, as instituições religiosas exerceram forte influência sobre comportamentos, valores e estruturas políticas. Em diferentes períodos históricos, crenças religiosas serviram tanto para justificar hierarquias quanto para inspirar movimentos de resistência e transformação. Assim, a vontade de poder manifesta-se tanto na preservação de determinadas ordens quanto na tentativa de superá-las.
Embora o tema “Vontade de Poder” seja vasto, desenvolvido em inúmeros livros, e difícil de ser plenamente contemplado, vale uma provocação: provavelmente todos nós carregamos vontades de poder — sobre coisas, ações, ideias, relações e realizações. Da mesma forma, as instituições tendem a expandir sua própria influência, a orientar os elementos da vida social de seus grupos e a ultrapassar limites previamente estabelecidos. Assim, a vontade de poder pode ser entendida como um princípio que atravessa toda a vida, desde as menores estratificações até as dinâmicas planetárias.
Dessa forma, a arte e a produção cultural também carregam contradições ligadas à vontade de poder. Em certos momentos, a arte atua como instrumento de emancipação crítica, questionando estruturas estabelecidas e oferecendo novas possibilidades de percepção da realidade. Em outros, é absorvida pela lógica mercadológica e convertida em produto voltado ao consumo massificado. O artista contemporâneo frequentemente encontra-se dividido entre a expressão autêntica de sua subjetividade e as exigências econômicas impostas pela indústria cultural.
Nós todos — independentemente de ideologia — somos movidos por vontades, impulsos e ambições. Mesmo as práticas que parecem ascéticas ou contrárias ao instinto estão culturalmente enquadradas em narrativas que criamos para dar sentido à existência. Nesse cenário, a “Vontade de Poder” revela-se não apenas como um conceito filosófico, mas como um elemento central da psique, do comportamento e da organização social — um fio condutor que estrutura nossas atitudes, nossos conflitos e nossas formas de significar o mundo.
Pode-se dizer, inclusive, que a história humana é atravessada por sucessivas reorganizações das vontades de poder. Impérios, Estados, religiões, corporações, movimentos políticos e revoluções representam diferentes formas de tentativa de organização, expansão e manutenção de influência sobre territórios, nações e grupos humanos. E ainda que discursos mudem ao longo do tempo, a disputa pela condução dos rumos da sociedade permanece como uma constante histórica.
Poder é um elemento central da vida social, e vontades todos nós temos; portanto, juntar essas palavras é imperativo para a nossa compreensão de mundo. Nesse sentido, a vontade de poder pode ser compreendida como uma chave interpretativa das relações humanas, atravessando desejos individuais, estruturas sociais e disputas históricas. Mais do que uma teoria sobre dominação, ela revela a presença constante de impulsos de afirmação, influência e expansão.
.jpg)