Luta antimanicomial - 18 de maio

 Camilo Cogiro - Brasil


Rafael Ávila - Brasil

 

Moisés Manzano - Espanha


REVISÃO: Letícia Marcelino


REVISÃO: Thaís Mesquita



“A existência de um sujeito incompreensível e invisível para o conhecimento e o olhar médicos é suficiente para sua invalidação social.”


Paráfrase de Marilena Chaui 

 

No dia 18 de maio, é marcado o Dia da Luta Antimanicomial, que reforça a necessidade de um tratamento humanizado em saúde mental. Precisamos compreender a dificuldade e o sofrimento psíquico como uma ocasião, e não como uma condição.

 A data marca um movimento social e político que busca transformar o modelo de cuidado em saúde mental, ao contestar práticas baseadas no isolamento e na exclusão de pessoas com transtornos mentais em hospitais psiquiátricos, tradicionalmente chamados de manicômios. Esse movimento tem raízes na crítica às instituições asilares, que historicamente promoveram a segregação, a negligência e diversos abusos contra os pacientes, tratando-os como “incapazes” ou “perigosos”, afastando-os da sociedade.

O lema “Por uma sociedade sem manicômios” reflete o desejo de que o cuidado seja pautado no respeito à individualidade, na autonomia dos sujeitos e na garantia de seus direitos. O movimento também atua contra a medicalização excessiva e o uso indiscriminado de contenção física e química. A luta permanece atual, enfrentando desafios como a manutenção e ampliação dos serviços de atenção psicossocial, a resistência de setores da sociedade que ainda enxergam o manicômio como solução e a necessidade da capacitação constante de profissionais para lidar com a complexidade dos transtornos mentais sem recorrer à internação prolongada.

Portanto, o objetivo não visa apenas à reforma do sistema de saúde mental, mas à construção de uma sociedade inclusiva, livre de estigmas e exclusão.

Historicamente, a humanidade convive com a “loucura” há séculos. Antes de se tornar um tema médico, o “louco” habitou o imaginário de diversas formas: do possuído pelo demônio ao marginalizado por não se enquadrar nos preceitos morais e culturais vigentes.

Segundo Bader (2002):

“A exclusão social é um processo sócio-histórico, que se configura pela repercussão em todas as esferas da vida social, mas sobressai como necessidade do eu, como sentimentos, significados e ações subjetivas. Destaca ainda que existam diferentes dimensões da exclusão, como a dimensão objetiva da desigualdade social, a dimensão ética da injustiça e a dimensão subjetiva do sofrimento. Assim, esse estigma do ‘louco’ como alguém a ser excluído da sociedade perdurou ao longo das civilizações. Porém, com o avanço das teorias organicistas, o que era considerado como doença apenas moral passa a ser compreendido também como uma doença orgânica, modificando o olhar em torno da doença mental.”

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, disponível em www.saude.gov.br, o processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo ao “Movimento Sanitário”, dos anos 70, que propôs mudanças nos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, da equidade na oferta dos serviços e do protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado.

Atualmente entende-se que os transtornos mentais, em geral, resultam da soma de fatores biopsicossociais: biológicos (idade, sexo), psicológicos (individuais e coletivos) e sociais (urbanização, pobreza).

Esse modelo não foca apenas na patologia, mas em todos os aspectos que envolvem o fenômeno do adoecer, buscando a prevenção e a promoção da saúde de forma dialética. 

Contudo, ainda há um despreparo profissional e social. Persiste a cultura de que privar a liberdade é necessário para o controle, ignorando que os sujeitos submetidos a essas práticas são, muitas vezes, pessoas invisibilizadas e sem recursos para reivindicar direitos. É urgente resgatar a autonomia desses indivíduos por meio de centros de convivência e oficinas de ressocialização. A sociedade contemporânea, com seu volume massivo de informações e padronização comportamental, tem reduzido o repertório de relações sociais, o que pode causar adoecimento. Somando a isso, o enfraquecimento dos laços familiares (historicamente o núcleo social de suporte), fragiliza a segurança desses indivíduos.

Nessa perspectiva, o apoio social é a chave para evitar sofrimentos desnecessários, retirando o foco exclusivo da patologia. Educação e desestigmatização são cruciais. Embora dados mostrem maior incidência de transtornos em mulheres e populações de baixa renda, deve-se ser cauteloso: a vulnerabilidade social deve ser combatida politicamente e economicamente, mas a raiz explicativa do sofrimento clínico não deve ser reduzida apenas a fatores econômicos. 

Uma abordagem empática permite enxergar a saúde mental como algo transversal e intrínseco a cada ser humano. O exemplo do “Holocausto Brasileiro”, ocorrido no Hospital Colônia de Barbacena (MG), serve como um lembrete sombrio das consequências da desumanização. Devemos celebrar o Dia da Luta Antimanicomial como o compromisso de que todo paciente merece tratamento digno, exercendo sua subjetividade livre de opressões.

DEVEMOS FAZER DO SOFRIMENTO MENTAL UM EPISÓDIO, NÃO UMA CONDIÇÃO.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem